Procurar

terça-feira, junho 27, 2006

Pele, Christopher Wilson

Um dia destes, enquanto passava junto a uma livraria, procurando um livro para oferecer à minha mãe (acompanhado por aquela ideia de "Um livro um amigo..."), fui obrigado a parar, tendo ficado fascinado pela capa e pelo título de um livro que nunca tinha ouvido falar...


A primeira página começava assim:

" Quando deslizo finalmente cá para fora a choramingar, já proporcionei um trabalho de parto difícil à minha mãe, que tem estado a praguejar e a gritar durante dezassete horas. Depois segue-se uma pausa até ao momento em que me vê e em que começa a urrar ainda mais e mesmo apesar de eu aparecer através do canal habitual e de ela me sentir, sem dúvida alguma, a tentar sair e de estarmos ligados por um cordão umbilical, ela ainda assim jura que não sou seu filho e que ela não é minha mãe, e o que, em nome de Deus, vai ser de nós? Tudo isto devido ao meu aspecto assustador e estranho que é diferente daquele que um bebé negro deveria ter.
(...)
-É um rapaz normal e saudável - declara bem-disposto (o Reverendo), descendo os degraus empenados do alpendre - Quase quatro quilos, um espécime forte. Dêm graças a Deus.
- E o aspecto dele? - perguntam as pessoas.
- Acontece. Nós colhemos aquilo que semeamos - responde o Reverendo com um sorriso - Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz gerou, de Rute; Obed gerou Isaí. Esta criança vem cumprir alguma missão. O Senhor Omnipotente tem sempre as suas razões.
- O que é que esta criança vem mostrar?
- Não posso falar pelo Senhor com exactidão - admite o Reverendo Spinks - Mas nunca se esqueçam de que o Seu sentido de humor é todo-poderoso. (...) "

Bem, bastou-me ler este pequeno excerto para ficar com uma enorme vontade de acabar de ler este livro! Agora que já o ofereci à minha mãe e agora que estou de férias é tempo de o começar a ler... Espero que não se importem com o facto de ter vindo aqui partilhar esta ideia, mas o facto de poder ler algo sobre a vida de um rapaz branco com alma negra, que acaba por ser vitima de racismo é algo que me fascina! Não se admirem se, por um destes dias, por acaso, vier com algum texto mais revolucionario sobre o tema!..

5 comentários:

Anónimo disse...

E isso não existe.
Imagina pessoas que nascem como homens mas se sentem mulheres. E vice-versa.
Isso sim, seria um texto revolucionário. :)

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Boas.. Parece-m ser um bom livro.. Expero k goxtes de ler o livro e k continues a curtir a vida cm fazes sempre.. abraço

Anaphy disse...

Bem... estou com vontade de ler! Vou por esse na lista de espera... Depois das-me o teu parecer? um tema sem duvida intereçante...
beijoa

Zana disse...

Um tema interessante, mas mais interessante (como ja foi mencionado mais acima) seria nascer homem e sentir-se mulher ou vice-versa...

Ou até, e se calhar ainda mais controverso, nascer com qualquer dos sexos, e não se sentir nem homem nem mulher, mas apenas um ser que pode amar incondicionalmente qualquer pessoa, independentemente do sexo, raça, cor da pele, etc, etc...

Isso sim! Seria algo demais revolucionário!!!

Mas confesso que o livro também me interessou... tem uma escrita bastante interessante, parece ser de uma leitura muito agradável...

Abraço

Anónimo disse...

e sp bom darmos prndas aos noxos pais k tb gostems e possams usar,ne?loooool! x)
bm,qt a est txto,ja flams e eu fikei mtiximu intrexada!so ess excrto mostra ko livro ta scrito d1forma apelativa,agradavel.e mstra ns1tema cntrovrso.th mm k le lo(e s dizs k axas keu iria gstar...)
pnso k sera1excelent leitura.ja sabs,dp tns k m dar o teu parecer(ms s/cntar nd,clr!=P)
bjiximus*******