Procurar

segunda-feira, julho 03, 2006

"Há dias para tudo!.."

Há dias em que precisámos encontrar algo que nos prenda a uma vida, uma vida que, rapidamente, se tornou numa rotina, demasiado absorvente para nos dar tempo a pensar sobre o que realmente é a nossa missão aqui! Provavelmente esta visão de "missão" pode parecer estranha, pode parecer desenquadrada, vinda de alguém como eu, que, ainda há uns dias, fez uma critica ao nome "Deus", alguém que tem como filosofia de vida o "Carpe Diem"... Se calhar é um paradoxo, mas, como ia dizendo, há dias em que nos surgem novas ideias, novas perspectivas de vida, em que nos apercebemos que ela só faz sentido se houver algo que nos prenda, se houver um rumo, se houver um objectivo: uma missão!.. Não que ache que essa missão seja algo de "divino", algo de transcendente... Não! Tal como disse o Bono, num dos seus discursos sobre a missão da nossa geração na Terra, coube à geração anterior levar o homem até à lua, cabe-nos a nós, agora, algo diferente, como trazer, de novo, a caridade de volta à Terra!

Por vezes basta-nos uma imagem, uma palavra ou um som para nos fazer olhar para algo a que nunca tínhamos dado muita atenção e nos fazer pensar sobre isso... Bem, retomando a primeira linha, há dias em que tudo isto acontece, enquanto, por exemplo, tomámos banho e pensámos "Eu tenho que ajudar a mudar isto!.." Bem, acho que é essa missão que tenho neste momento, "ajudar a mudar isto", dar aquilo que tenho a quem mais precisa, a quem não tem nada! Faz-me tanta confusão estar aqui sem nada para fazer, enquanto há alguém que está a precisar do meu tempo, do meu trabalho, da minha ajuda! É isso que quero fazer! Ajudar! Pode parecer uma visão demasiado "cor-de-rosa" sobre este mundo da ajuda, do voluntariado... Tenho consciência que ajudar alguém é algo que exige muito de nós, que exige sacrifício, que exige perder aquele tempo para estar na praia, no computador, no cinema, com os amigos, ou para estar, simplesmente, a escrever um texto como este...

Hoje decidi escrever este texto, partilhar este sentimento, esta vontade, que surgiu em mim há não muitos dias... É demasiado provável que não volte a escrever mais sobre isto, é demasiado provável que, mesmo indo ajudar, seja onde for, quem for, não vá falar sobre isso, mas hoje quis vir escrever algo que daqui a um dia, a um mês ou a um ano possa servir de "desculpa" para não ir ao cinema, ou para não passar umas férias de verão com os amigos!..

Eles que me desculpem...

Sem comentários: